Marketing Pessoal, é a definição de um conjunto de estratégias, que nos torna um “produto” desejado e para ser desejado deve ter um conteúdo que requer muito trabalho, dedicação e consequentemente uma mudança de atitude!
O Marketing Pessoal gera desafios, novas oportunidades pessoais, e de negócios, que geralmente, significam mais dinheiro. A realização profissional é fundamental na realização como pessoa, que quando conquistada promove uma sensação fantástica de poder e satisfação. Então, tudo depende apenas de nós e do impacto que queremos causar.
Diria ainda que o MP é a chave para o sucesso!
Ter um plano estratégico de promoção pessoal é uma forma eficaz de aumentar a probabilidade de obter melhores resultados nos seus objetivos e realizações, sejam elas pessoais ou profissionais. Daí a importância de identificá-los de forma clara, para obter uma visão daquilo que deseja para o futuro e assim alcançar o sucesso.
Aspetos a ter em conta:
– Não tenha medo de mudanças e que aceite novas experiências. Desta forma, conseguirá encontrar aquilo que pode realmente ser o ideal para si, passando a ganhar mais confiança através da aprendizagem que trará das mais variadas experiências.
– Mantenha registos de cada nova conquista na sua vida para que possa observá-las e perceber que o seu esforço valeu a pena. Desta forma, conseguirá aperceber-se de que é capaz de alcançar o sucesso e assim vai também sentir-se muito mais confiante.
– Resolva os problemas de maneira criativa, sem deixar que os pensamentos negativos o prejudiquem. Encontrar soluções para as adversidades pode ser um dos fatores que mais confiança lhe vai trazer, sobretudo se a alternativa encontrada funcionar.
– Divida os seus objetivos em planos e tente realizar pelo menos um por dia, mesmo que sejam pequenas tarefas como organizar documentos em casa – pois qualquer passo pode ajudá-lo a alcançar o sucesso.
No processo de desenvolvimento do Marketing Pessoal também falamos em Networking. O que é o Networking?
É uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.
Um plano de organização pessoal e marketing implica a conquista de novos ciclos de amizade, o que a curto ou longo prazo irá ser uma mais valia na sua vida pessoal e profissional. Construa a sua rede de contactos. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos não só em termos pessoais como profissionais. Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, partilhamos interesses comuns. Identifique as áreas de interesse que o aproximam de outras pessoas como, música, desporto, literatura, cinema, hobbies,… Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo.
13 Razões para criar uma rede de contatos:
1.Agregar novas experiências e conhecimentos;
2.Desenvolvimento pessoal e profissional;
3.Ter objetivos claros;
4.Conhecer as pessoas certas para alancar a sua carreira;
5.Obter informações e atualizações relevantes para seu dia a dia;
6.Atrair novas oportunidades;
7.Captar recursos financeiros para um projeto;
8.Divulgar seu trabalho;
9.Captar novos clientes/parceiros;
10.Satisfação pessoal em ajudar;
11.Ter acesso a oportunidades e atualidades no mercado de trabalho;
12.Formar relacionamentos reais que vão agregar valor;
13.Ser visto como uma fonte confiável e fidedigna.
Como começar?
Dicas:
– Deve ter uma rede de contactos bem estruturada e reforçar os contactos que já tem e que conhece na sua área de atuação.
– A importância utilizar as redes sociais a seu favor, como o Instagram, Linkedin, Facebook,…
– A ferramenta mais poderosa para desenvolver ativamente a sua rede social consiste em dar. Ninguém pode ambicionar a desenvolver uma grande rede sem primeiro tomar a iniciativa. Aceder a pequenos pedidos de ajuda, agradecer a iniciativa que outros membros da rede tomaram, contactar espontaneamente outros membros e oferecer-se para ajudar.
– Caso não conheça ninguém da sua área, comece por frequentar locais e eventos como: seminários, palestras, cursos e workshops. Faça por participar em eventos ou frequentar locais do seu interesse, pelo menos uma vez por semana, para aumentar o seu leque de contactos.
Lembre-se: QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO!
Criar e manter uma rede de contactos é uma atitude estratégica e inteligente!
Deixe um comentário