A imagem pessoal vai muito além da perspetiva que temos sobre nós mesmos, abrangendo igualmente a forma como as outras pessoas nos veem.
A forma como nos comportamos, nos vestimos e nos expressamos, diz muito sobre nós. Quer o aspeto visual, a linguagem que usamos, o tom de voz, os gestos, a postura e a linguagem corporal transmitem mensagens que causam impacto e influenciam na forma como somos percebidos pelas pessoas. Tendo consciência desta necessidade, podemos construir e melhorar a nossa imagem pessoal de acordo com o que queremos comunicar.
Escolher um look para um encontro, uma reunião ou apenas para ir trabalhar pode parecer uma tarefa simples ou sem qualquer importância para determinadas pessoas.
Criar uma identidade visual ou construir estratégias de comunicação capazes de influenciar os outros e criar impacto é crucial para ter uma imagem que comunica, sem verbalizar uma única palavra.
Muitas vezes o sucesso depende do desempenho de tarefas diárias, mas também de fatores externos como a forma de apresentação. É fundamental deixar uma marca pessoal com impacto. Muitas empresas estão a apostar na reformulação da imagem dos candidatos e dos que integram as suas estruturas.
É preciso determinar:
– Como se vê a si?
– Como é visto?
– Como quer ser vista(o)?
Pesquisas indicam que são necessários apenas 30 segundos para formarmos uma primeira impressão de alguém. Neste curto espaço de tempo, qualidades como imagem, personalidade, origem, sentido de humor, nível de sofisticação e autoconfiança são analisados de forma criteriosa.
O primeiro passo para escolher o que vestir é definir qual a imagem que deseja projetar e essa deve refletir sucesso. Cuidado! Não falamos em tentar vestir-se de forma a parecer alguém que não é, seria descoberta(o) em poucos segundos! Pense nas qualidades e valores pessoais que a (o) distinguem e que farão com que terceiros possam interceder favoravelmente a seu favor.
Deve refletir: Que tipo de profissional é? Assim, facilita o seu diálogo visual e intelectual.
O autoconhecimento e a consciência de quem somos e do que queremos expressar ajuda a ajustar e aprimorar a nossa imagem pessoal. Torna-se mais fácil quando conhecemos as ferramentas para a construção da imagem que pretendemos transmitir não só em contexto pessoal como também profissional.
Podemos ajudar?
Entre em contacto connosco!
Deixe um comentário