A escolha do tecido é extremamente importante para que o produto final seja como esperado, não só em termos de qualidade, mas também no atendimento das necessidades e expectativas do consumidor, importa ter em atenção alguns aspetos.
Avaliar a qualidade de uma camisa masculina é uma tarefa fácil, mas requer alguma atenção.
Em primeiro lugar deve verificar a composição do tecido, pois faz toda a diferença no look, isto é, se viajar com muita frequência, deve evitar camisas de fibras naturais, como o linho ou algodão, amarrotam com facilidade. Tenha em atenção se transpira muito, as fibras sintéticas, como o poliéster, dificultam a eliminação do suor.
Sempre que possível invista uma ou duas camisas de melhor qualidade para as ocasiões especiais e o restante compre algumas peças que mesclam fibras artificiais e naturais na sua composição.
Em relação aos tecidos naturais, como o algodão e o linho, têm vantagens e desvantagens. As peças produzidas em algodão são mais frescas, pois as fibras naturais absorvem o suor permitindo que o corpo respire. Além de fácil lavagem, amarrotam com facilidade. Há um aspeto importante a ter em conta, caso a camisa de algodão não amarrote, significa que o tecido foi submetido a tratamentos à base de químicos e não vai ter o toque macio e sedoso do algodão natural.
As camisas de linho são ideais para os dias de calor, pois absorvem o suor permitindo que o corpo “respire”. E pelo facto de amarrotarem com facilidade, pode ser considerado um sinal de elegância descontraída, e para outros um problema. Estes tecidos não podem ser centrifugados ou esfregados com muita força.
Quanto aos tecidos sintéticos, são resistentes, seguram melhor a cor e até conseguem proporcionar um toque sedoso. Têm a vantagem de não amarrotarem e secarem mais rápido. Sendo as melhores opções para colocar na mala, em viagens de negócios.
As desvantagens deste tipo de tecidos não deixam a pele respirar e absorvem os odores, deformam nas costuras e desgastam com mais facilidade.
O mesmo se aplica aos fatos, normalmente, os de boa qualidade têm uma composição de 100% lã. A razão é simples, a lã para além de ser um tecido firme, deixa a pele respirar e é ideal para manter o corpo quente mesmo nos dias de frio.
São de evitar os tecidos mais económicos, como microfibra e poliéster, causam uma péssima impressão no visual, uma vez que o material reflete a luz do ambiente.
Quando escolher um fato, opte por fatos de pura lã virgem ou crua e tenha certeza que o material é 100% puro, e não uma mistura de lã com outros materiais, como poliéster.
Em relação aos jeans, e para se saber a qualidade, devemos ter em atenção o tipo de tecido, quanto mais grosso, melhor. Na sua composição deve conter 100% algodão.
Caso prefira jeans com elastano, o ideal é escolher uma peça que contenha 97% de algodão e 3% de elastano.
Para ajudar, indico as principais numenclaturas dos tecidos mais usados:
Tecidos naturais:
CO – Algodão
CL – Linho
Tecidos sintéticos:
CV – Viscose
CA – Acetato
PES – Poliéster
PA – Poliamida
PUE – Elastano
Algumas dicas para saber se a roupa é boa e durável ou se se trata apenas de uma peça com pouca qualidade
– Faça o seguinte teste: agarre o tecido com as duas mãos, puxe em sentidos opostos e depois solte. O tecido continua com o formato original? Ou parece alterado? Acho que já sabe a resposta.
– Faça o teste da compressão, amasse uma parte do tecido na mão, segure por alguns segundos e depois solte. O tecido fica amarrotado? Se não ficar amarrotado por alguns segundos é sinal que se trata de um tecido sintético.
– Puxe o tecido para verificar se há espaços entre as costuras, se existirem a probabilidade da costura se desfazer é maior, uma vez que as peças de melhor qualidade têm costuras mais firmes.
– Verifique se o padrão combina com as costuras laterais, é uma forma de mostrar a qualidade da confeção.
– Avalie a qualidade de um casaco ou blazer pela forma como são cosidos os botões e o interior dos colarinhos, devem ter uma costura firme e um espaço alinhado para o botão entrar. Toque no botão e verifique se está bem costurado e não há fios soltos, caso contrário, é sinal de mau acabamento.
– Um bom casaco ou blazer deve ser forrado a 100% poliéster e o forro deve ser cosido. Há opções mais económicas que utilizam cola que liga o forro ao tecido exterior, com o uso vai acabar por ceder rapidamente e criar bolhas de ar.
Deixe um comentário