Portugal Fashion SS19
A 43ª edição do Portugal Fashion decorreu nos dias 18 a 20 de outubro, no Edifício da Alfândega do Porto, contou com a realização de 35 desfiles de 17 criadores individuais, de 9 marcas de vestuário, de marcas de calçado e acessórios para a próxima estação primavera/verão 2019.
O destaque vai para Júlio Torcato, surpreendeu tudo e todos com uma coleção inspiradora que marcou o seu último desfile. De forma a celebrar os 30 anos de carreira, desfilaram 30 looks escolhidos por trinta convidados do designer e conhecidos no mundo da moda.
Um desfile original e descontraído!
Luis Buchinho
Apresentou uma coleção de tons escuros, metalizados e com grandes aplicações de folhos. Cores como: o cobre, rosa malva, fúcsia, vermelho, roxo, azul-marinho, branco e preto.
Luis Onofre
O estilista apresentou uma coleção de calçado com inspiração nos anos 80. O vermelho foi a cor que predominou. Com diversas aplicações, desde brilhantes, pompons multicolores e tachas. Por outro lado, a coleção de malas exibiu modelos mais minimalistas, exceto algumas malas com aplicações de franjas.
Na parte masculina surgiram modelos que cruzam o espírito desportivo com elementos clássicos num conceito intemporal. Em destaque estão os loafers em pele e sem forro, onde o conforto predomina. Predominou o azul-marinho e diversos matizes de castanho.
Nuno Baltazar
Apostou numa coleção mais arrojada em tons térreos e dourados, o preto acetinado, vermelho, roxo, laranja e rosa, coordenados com animal print, conjugados com tons nude e dourados brilhantes e algumas transparências.
Diogo Miranda
Criou linhas femininas de que já nos habituou, próprias para uma mulher contemporânea e independente. As peças foram pensadas para exacerbar a silhueta feminina transmitindo sensualidade.
Predominaram as cores nude, como o rosa, amarelo, azul céu em contraste com o roxo, preto e bourdeaux.
Carlos Gil
Transportou para a passerelle a leveza da silhueta feminina com desenhos de pinceladas de aguarela. Os tons fortes surgem na fluidez dos vestidos, max e minis, com mangas volumosas e com cortes elegantes.
Dos tecidos surgem a seda, a organza, o crepe e também as lantejoulas.
Miguel Vieira
Apresentou a coleção com uma estética urbana, inspirada no movimento Pop Art. Fatos estruturados, sacos de ginásio, chinelos de piscina, lenços em formato XL, sobreposições e jogos de volume deram voz a esta coleção que envolve peças clássicas com pormenores desportivos, onde a cor e o movimento são o principal enfoque.
Katty Xiomara
A designer inspirou-se numa coleção que viu em Milão na Fundação Prada. Predominaram estampados vibrantes, contrastes de cor, aplicações e bordados, mas também os volumes, ondulados, e retilíneos.
Micaela Oliveira
Segundo a designer, a sua coleção foi intitulada de “ Pieces of Tenderness, com forte inspiração num mundo encantado, e trazem para a realidade a doçura de menina, elegância das princesas e a magia das fadas ”.
A coleção primavera/verão primou pelo uso de rendas e transparências, realçando a silhueta feminina, numa paleta de cores suaves, transmitindo tranquilidade, sensualidade e glamour. Um verdadeiro conto de fadas!
Maria Gambina
Maria Gambina regressa cinco anos depois, ao Portugal Fashion, no Porto, com a nova coleção batizada de “Construção”, onde se destacam vestidos em ‘patchwork’ que reúnem materiais de vários tecidos, que sobressaem nas cores preto, branco, vermelho, azul royal, laranja, amarelo e bege.
Alves/Gonçalves
Tentaram criar novos conceitos de elegância, desmistificar o clássico e utilizar novas tecnologias. Para isso, desenvolveram uma coleção com silhuetas com formas amplas, estampados de inspiração nipónica, tecidos manipulados e plissados. Azuis intensos, verdes, pretos e vermelhos foram as cores mais utilizadas.
Pé de Chumbo
Apresentou uma coleção com cores neutras, saias evasé cintadas, socas e franjas com inspiração minhota.
Inês Torcato
A sua coleção foi baseada em peças fluídas, desconstruídas e oversized, com sobreposições e harmonia cromática.
Estelita Mendonça
Apresentou uma coleção composta por peças descontraídas, onde o foco manteve-se nos materiais.
Cristina Ferreira
Apresentou, pela primeira vez no Portugal Fashion, a sua nova coleção de roupa de banho, desportiva e calçado que teve como tema “três histórias”.
Desfilaram, em simultâneo, seis marcas de calçado e acessórios: Ambitious, Fly London, J. Reinaldo, Nobrand, The Baron’s Cage e Rufel, mostraram o que de melhor, neste setor, se faz em Portugal.
Ambitious
Apostou em modelos mais desportivos dirigidos ao homem cosmopolita.
Fly London
A criatividade e conforto dos materiais pouco usuais, a que a marca já nos habituou.
J. Reinaldo
Apresentou uma coleção sofisticada com perfeita conjugação de cores não só nos modelos clássicos, como também nos desportivos.
Nobrand
Predominaram os tons pastel, cores térreas e verdes, nos modelos casuais, transmitindo conforto. Os modelos desportivos são o reflexo de design e modernidade.
The Baron’s Cage
Apresentou uma coleção de sapatos com cores suaves e delicadas. Nos modelos desportivos apostou em cores fortes e escuras.
Rufel
Lançou uma linha de carteiras em pele e as designada a belt-bags (cintos com carteira) .
Deixe um comentário