Vai dar uma palestra, workshop ou formação e não sabe como se vestir?
Deixo-lhe algumas dicas úteis para se apresentar da melhor forma.
A primeira coisa em que pensamos é em escolher o look ajustado à ocasião, o impacto que queremos causar e a mensagem que transmite a nossa imagem: se é coerente com o que na realidade somos e se mostra da melhor forma as nossas qualidades. Esta preocupação inicial é válida para todas as situações, mas é ainda mais importante para um evento profissional que será ministrado por nós.
Quer saber como?
Na escolha do visual existem pormenores que devemos ter em atenção, como: o local, o cenário e o público alvo.
Falo-vos do cenário, porque nunca nos preocupamos com este pormenor e pode, por vezes, interferir com a nossa imagem, isto é, a escolha de um look branco total deve ser evitada, uma vez que reflete demasiado a iluminação e cria um efeito reluzente. Do mesmo modo, e principalmente se o fundo for escuro, devemos evitar um look preto total, pois apenas se destacará a cabeça. A opção passa pela escolha de um visual colorido para nos destacarmos do cenário e para que as pessoas da última fila nos possam ver. A plateia, assim como as imagens fotográficas ou vídeos, gostam de cores fortes e vibrantes. Caso não nos identifiquemos com cores fortes, então podemos optar por usar um lenço colorido para quebrar a monotonia do visual.
Outro pormenor passa pela escolha de um visual com estampados ou padrões muito pequenos, devem ser evitados, pois podem causar o efeito moiré, este efeito produz nas imagens um estranho padrão ondulado que não existe no motivo real.
Alerto para importância de estarmos de acordo com o público que irá assistir, sem abdicar do conforto e acima de tudo da nossa personalidade, não podemos esquecer de que seremos o centro das atenções e que devemos estar confortáveis, para não interferir com o discurso.
De que adianta estarmos bem vestidas e de acordo com o contexto se não nos sentimos confortáveis e, principalmente, não nos identificamos com o look escolhido?!
Daí, evitarmos usar peças muito justas ou elaboradas, que originem desconforto, pois corremos o risco de desviar a atenção do público e não darem importância ao conteúdo que está a ser transmitido e optar por peças que nos permitam movimentar com facilidade e gesticular.
O conforto é o nosso aliado, mas atenção ao desleixo, pois podemos passar uma impressão de não-profissionalismo, bem como de falta de respeito para com a plateia.
Outro aspeto a ter em conta são os acessórios, são excelentes para dar aquele “ up “ ao look, mas devemos ter algum cuidado!! Evitar acessórios “barulhentos” que possam distrair o público em cada movimento que façamos, o foco deve estar em nós e no que falamos, e não em superficialidades.
Não existe uma fórmula específica para escolher a roupa adequada, pois cada uma de nós saberá muito bem o que vestir de acordo com a ocasião, e acima de tudo conquistar a empatia e o reconhecimento das pessoas por aquilo que fazemos.
Gostou das dicas?
Deixe o seu comentário!
Deixe um comentário