Marketing Pessoal e Personal Branding, será que estamos a falar da mesma coisa?
Propus um desafio a duas das minhas mentoradas do Curso de Especialização em Marketing Pessoal para que escrevessem comigo um texto acerca destes dois conceitos, que tem suscitado algumas dúvidas.
Falemos sobre Marca Pessoal
A Marca pessoal não se constrói de forma imediata, é um percurso feito de conquistas, confiança, credibilidade e autoridade durante semanas, meses e até anos. Com o auxílio das redes sociais o período para o alcance do reconhecimento em determinado nicho acaba por se tornar mais rápido. Devemos aproveitar as ferramentas digitais disponíveis para que possamos ter uma maior projeção e visibilidade do nosso perfil. Daí a importância em definir os pilares da marca pessoal, tais como, os seus objetivos, a sua identidade, as forças e fraquezas, o propósito, os valores, a mensagem, o posicionamento e o público-alvo.
A autorreflexão é o primeiro passo para gerir de forma adequada a sua marca pessoal e ser o autor da sua própria história!
Philip Kotler define Marketing Pessoal como “uma disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas, sobretudo valoriza o ser humano em todos os seus atributos”. É um processo que envolve a conceção e o planeamento de ações de um indivíduo, com o objetivo de contribuir para a sua formação pessoal e profissional. O objetivo máximo e primordial é o de potenciar as capacidades pessoais e profissionais.
O Marketing pessoal define um conjunto de estratégias, que nos torna um “produto” desejado e para ser desejado deve ter um conteúdo que requer muito trabalho, dedicação e consequentemente uma mudança de atitude! É um conjunto de ações e atitudes que adotamos, com a finalidade de revelar o que temos de melhor para o mercado.
Para que serve o Marketing Pessoal?
Para garantir o sucesso pessoal e por consequência o crescimento profissional.
Considerando a concorrência do mercado de trabalho e a exigência ao nível de profissionais excelência em tudo o que se exerce ou produz é indispensável o investimento em nós próprios.
O Marketing Pessoal gera desafios, novas oportunidades pessoais, e oportunidades de negócios, que geralmente, significam mais dinheiro. A realização profissional é fundamental na realização como pessoa, que quando conquistada promove uma sensação fantástica de poder e satisfação. Então, tudo depende apenas de nós e do impacto que queremos causar, para tal necessitamos de sair da nossa zona de conforto.
Diria ainda que o Marketing Pessoal é a chave para o sucesso!
O conceito de Personal Branding ou Gestão da Marca Pessoal, é uma estratégia de marca na qual é definida uma imagem que pretende mostrar ao mercado. É utilizado por empresas que querem vender produtos com uma marca forte e que seja lembrada pelo público consumidor, mas, atualmente, tem servido para definição de pessoas como profissionais. É visto como um recurso para se tornar relevante no mercado, diferenciar-se e conectar-se com o público alvo de forma autêntica, no sentido de promover a sua rede de contatos.
Das pesquisas que efetuei acerca deste conceito, encontrei algumas frases que considero marcantes e que definem a gestão da marca pessoal:
“Personal Branding é construir a autoridade que faz com que as pessoas prestem atenção à sua mensagem, querendo partilhá-la e recomendá-la aos outros” – Mark Traphagen.
“A Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem acerca de si quando não está na sala” – Jeff Bezos.
“Todos nós temos uma marca pessoal, porque simplesmente fazemos uma promessa ao mundo – alguns de forma explícita, mas a maioria implícita. O principal recurso somos nós!” – RajeshSetty.
A Marca pessoal não se constrói de forma imediata, é um percurso feito de conquistas, confiança, credibilidade e autoridade durante semanas, meses e até anos. Com o auxílio das redes sociais o período para o alcance do reconhecimento em determinado nicho acaba por se tornar mais rápido. Devemos aproveitar as ferramentas digitais disponíveis para que possamos ter uma maior projeção e visibilidade do nosso perfil. Daí a importância em definir os pilares da marca pessoal, tais como, os seus objetivos, a sua identidade, as forças e fraquezas, o propósito, os valores, a mensagem, o posicionamento e o público alvo.
A autorreflexão é o primeiro passo para gerir de forma adequada a sua marca pessoal e ser o autor da sua própria história!
Segundo Daniela Hespanha, “a sua marca pessoal é seu ativo mais poderoso. Trata-se do conjunto de atributos que te diferenciam e te tornam único. Uma marca pessoal, ao contrário do que muitos pensam, não é construída de um desejo de “ser” algo que não se é de fato. Ela se desenvolve a partir de sua essência, nasce de seu conjunto de crenças e valores, de seu propósito, comportamentos, imagem e estilo pessoais. Mas se por causa disso você pensou que marca pessoal é algo teu, ainda falta eu contar a cereja do bolo: sua marca pessoal terá valor no outro, pois trata da forma como você é percebido pelo mundo! É neste ponto que o Marketing Pessoal vem cumprir o seu papel: comunicar e posicionar sua marca pessoal de acordo com os objetivos que você quer atingir. Ele reúne as estratégias e ferramentas para garantir que o que as pessoas percebem e pensam a seu respeito seja aquilo que você deseja e precisa que seja percebido, de modo que agregue valor e te ajude a ganhar relevância tornando-te uma referência positiva. Enquanto a marca é o “o que”, o marketing é o “como” e, apesar de serem conceitos distintos, devem andar de mãos dadas”.
Isadora Rios, defende que “com o mundo em constante mudança, temos que estar atentos a tudo. É um mundo complexo no qual precisamos desenvolver o nosso autoconhecimento com propósitos muito claros. Não apenas para nos conhecer, mas para poder alcançar o que almejamos. Hoje, nosso consumo vai além da simples compra dos produtos; ao adquirir um bem, também estamos em busca de mais emoções e conhecimento.
Na Revolução Industrial, os produtos eram fabricados para suprir necessidades básicas do consumidor. Hoje, na era do Conhecimento, os produtos não são apenas para consumir, mas também para promover uma conexão do produto-marca com os consumidores através de conteúdos que geram emoções.
Com a veloz dinâmica dos tempos atuais, aprendemos que a vida profissional e pessoal estão ligadas. Atualmente, nós somos os produtos que estão nas prateleiras dos supermercados, e neste mar de opções, precisamos apresentar coesão em relação ao que fazemos e falamos para sermos “escolhidos”. As grandes empresas procuram mais que profissionais com diplomas, elas buscam pessoas que sejam coerentes em suas posturas e condutas, que tenham controle emocional e saibam ser líderes de suas próprias vidas.
Por isso, muitas pessoas estão em busca de uma compreensão de quem são elas e para onde querem ir. E nesta busca, deparam-se com novas formas de planeamento para que seus objetivos sejam alcançados
Você sabe o que é Marca Pessoal? A marca pessoal é o conjunto das suas características pelas quais você é lembrado. Desde seus atributos físicos até seus atributos emocionais e intelectuais.”
Segundo Isadora Rios, “antes de entrar nos termos Marketing Pessoal e Personal Branding, vamos ver, rapidamente, a origem e o significado de Marketing.
Marketing significa mercado e tudo o que envolve: pesquisa de mercado em geral, análises comportamentais dos clientes, concorrentes, precificação, pesquisas etc. É a Reunião de atividades e ações planejadas, com o propósito de criar uma conexão entre o público e um determinado produto, serviço, ideia, pessoa.
As técnicas de marketing são aplicadas em muitos aspectos da vida. O Marketing Pessoal surgiu com o intuito de aplicar essas estratégias, até então, somente usadas por empresas. Hoje são os profissionais que desejam se destacar dentro do seu mercado de trabalho. Com a compreensão de que o seu conjunto de aptidões, personalidade, imagem, valores (marca pessoal) é o seu grande diferencial e sua grande força – é importante salientar que a conduta deve ser a mesma em todos os canais (on-line e off-line), desde o escritório até as mídias sócias – seu desenvolvimento pessoal nunca deve ser deixado de lado, pois, mais uma vez, todo o seu conjunto está sendo observado.
Ações serão planeadas para que esse profissional alcance seu objetivo de se tornar uma referência. Ações que precisarão, principalmente, de sua dedicação e atenção em todos os pontos. Isso é apenas uma parte do trabalho a ser desenvolvido juntamente com um profissional de Marketing Pessoal. Da mesma forma que o Marketing de um produto ou empresa é desenvolvido em diferentes etapas o Marketing Pessoal também.
“O marketing de hoje deve ser entendido como uma forma de entender o cliente e satisfazer as suas necessidades e desejos. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar o seu valor de volta.”
( KOTLER & ARMSTRONG, 2007)
Com tantas complexidades e detalhes que abrangem o nosso mercado atual, temos também o Personal Branding.
Branding ou Gestão de marca é o conjunto de ações de marketing para reforçar o produto-marca, o resultado gera impacto nos consumidores, podendo ser negativo ou positivo. Para gerar o desejo do consumidor e tornar-se inesquecível, é necessário ser. Se o produto não transmite a emoção necessária para o nicho escolhido, ele será reformulado ou extinto. Com grandes riscos de prejudicar ou enfraquecer a imagem da marca.
O conceito de Personal Branding é a gestão da marca pessoal, da sua reputação, o profissional de Personal Branding vai alinhar seus valores com o seu mercado-alvo, vai direcionar a construção da sua imagem através de um planejamento estratégico por consequência criando um diferencial dentro de um mercado já saturado. Seus objetivos, seus valores, suas paixões são os meios para criar vínculos com outras pessoas atraindo as pessoas que se identificam com você. Sua marca pessoal se fortalece, se torna referência.
Podemos notar que todos os conceitos aqui apresentados estão ligados e não podem ser desassociados. Eu escrevo esse texto com o intuito de refletirmos e para que possamos ver a importância da marca pessoal em nossas vidas. Os profissionais dessas áreas são seus melhores aliados e com eles você vai visualizar com mais objetividade sua carreira. Seja verdadeiro com você e encontre o equilíbrio em tudo que você faça. Não seja mais UM nesse mar de opções.”
Deixe um comentário